domingo, 20 de outubro de 2013

Hard Rock: O início de uma nova era do Rock (parte I)

Olá, pessoas lindas!


Como prometido em um post anterior, escrevi esse post especial sobre o Hard Rock. Esse será apenas o início de uma série sobre a história do (melhor gênero mucical, ever) Rock. Claro que antes do Hard Rock existiu outros gêneros do estilo, como: Rock and Roll, Rockabilly, folk-rock, jazz-rock e blues rock (ver no post anterior: clique aqui), mas tentei me focar somente no Rock a partir dos anos dos anos 80.

Guns'N'Roses
Suas raízes estão no Rock de garagem, e o som é bem mais pesado se considerado com o Rock convencional. Suas características são as diferenciações do uso dos instrumentos básicos do Rock (guitarra, baixo e bateria) para os arranjos e harmonia das músicas, pois são utilizados distorções, riffs de solo de guitarra complexos e vocalistas que utilizam vozes agudas e roucas. É impossível ler isso e não lembrar da banda Guns'N'Roses, não é?

Não lembrou? Escute, Sweet Child O'Mine 


Impossível citar Guns'N'Roses, e não citar a banda Skid Row. Escute, Youth Gone Wild

Sua origem está no blues britânico (uma versão do blues antigo, com instrumentos mais modernos), enquanto que o termo Hard Rock foi utilizado para diferencia do estilo Rock and Roll (pois ele possui o som muito mais pesado do que seu antecessor, mas não tão pesado para  ser considerado Heavy Metal). 

Apesar de eu estar postando como um gênero pertencente aos anos 80, é bom ressaltar que o Hard Rock NÃO iniciou nessa época. Seu início foi ensaiado para a década de 60, quando algumas bandas do estilo Rock and Roll (Como The Who, Rolling Stone e Beatles) começaram a utilizar influências do blues Britânico em suas composições. A música Helter Skelter, composta por Paul MacCartney é um bom exemplo do uso dessa influência. 

Uma das primeiras formações da banda Deep Purple
Nos anos 70, saiu o primeiro álbum considerado inteiramente Hard Rock. O álbum é o Machine Head (Deep Purple). Parece clichê, mas escutem a música Highway Star, pois essa canção (juntamente com a Smoke on the water) foi a que se destacou na época.

Smoke on the water teve riff marcante e que transformou a música em um hino da banda (quem não conhece o smooooke on the water... #melhor música, #ever)

É inegável, o início do gênero foi na década de 70. Além de Deep Purple, Led Zeppelin, AC/DC, Nazareth e uma penca de bandas fo$%# (meninas não devem falar palavrão, #mybad).

Nos anos 80, o Hard Rock teve algumas perdas lamentável (Led Zeppelin perdeu o baterista, e as atividades da banda se encerraram. Além disso, o vocalista do AC/DC faleceu quase na mesma época e a banda precisou substituir os vocais). Esse foi o fim do Hard Rock Clássico.

Poderia colocar uma playlist, (mas a Bruh me mataria por fazer um post longo demais...) mas faço isso em outro post (e com mais calma). Essa fase do Hard Rock é muito boa, fazer uma seleção dela requer muito tempo de estudo (e sofrimento por deixar músicas de lado).

No próximo post, continuo explicando o Hard Rock nos anos 80. Não percam! ;)

Enquanto isso, que tal escolher a sua banda favorita do Hard Rock Clássico?



Quer enviar sugestão de post para o blog ou divulgar seu trabalho artístico? Entre em contato conosco por e-mail: movimentodamusica@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem vinda!

Caso queira sugerir algo, pode entrar em contato pelo e-mail movimentodamusica.2015@gmail.com